domingo, 23 de dezembro de 2012

Última Saída 2012


Ontem aconteceu a última saída dos Poetas Ambulantes nos coletivos de São Paulo, do Itaquera ao Ibirapuera foram realizados diversos saraus, distribuídos jornais, livretos, fotografias, revistas, poesias, livros, incentivando a leitura, promovendo a poesia, a arte e toda forma de expressão.

O grupo se reuniu às 15h na Estação Itaquera do metrô, após apresentação e chegada de todos, embarcamos na linha vermelha sentido Barra-Funda, invadindo os vagões do metrô. Desta vez munidos de um megafone, entrávamos anunciando a chegada dos ambulantes atraindo atenção de todos os passageiros, discurso feito, "microfone aberto" diversos poetas começavam a circular entre os passageiros declamando e distribuindo poesias, jornais, revistas e livretos.

O grupo formado pelos poetas Bruno Pastore, Carolina Peixoto, Daniel Minchoni, Felippe Regazio, Francisco Campos, Jefferson Santana, Lu'z Ribeiro, Luiza Borba, Mel Duarte, Paulo D'Auria, Pedro Tostes, Pim Lopes, Rafael Marques, Thiago Peixoto e Victor Rodrigues, a fotógrafa ambulante Renata Armelim e a câmera girl Giuli Romano passou a tarde invadindo o dias dos passageiros do metrô e do ônibus.  

Algumas vezes foi possível fazer diversos saraus dentro do mesmo vagão, para que todos os passageiros pudessem ouvir poesia e, quando o barulho foi muito, o poeta agachou e falou no ouvido da passageira, foi lindo. Rolou uma declamação coletiva quando todos embalaram no Poema de Sete Faces, de Carlos Drummond.

Como bom ambulante que somos, teve uma promoção, quem quisesse comprar livros pagava com uma poesia, era simples: declamou, comprou! Além do livro o passageiro levou pra casa um foto sua polaroid para se lembrar do dia de Poeta Ambulante.

Para chegar até a Estação da Sé, nós embarcamos em cinco trens, teve poeta que se perdeu, alguns que não puderam embarcar, impedidos de PANFLETAGEM e COMÉRCIO AMBULANTE, mesmo sem estar vendendo nada e nem entregando panfletos, o que atrasou mas não parou nossa ação.

Na Sé fizemos baldeação com a linha azul e embarcamos sentido Jabaquara, foram dois trens até a Estação Ana Rosa. Os poetas se misturavam e soltavam suas poesias em meio aos passageiros, algumas caras de aprovação, outras de rejeição e incômodo, em troca de atenção, hora ou outra, algumas palmas e muitos olhares e sorrisos.

Da estação Ana Rosa fizemos baldeação para a linha verde e embarcamos sentido Vila Madalena, num único trem até a Estação Brigadeiro. Quando saímos da Estação a chuva continuava, de leve. Caminhamos até a Av. Brigadeiro Luís Antônio, onde o grupo se dividiu para embarcar em dois ônibus diferentes rumo o Parque Ibirapuera.

Durante a organização desta ação, enquanto fazíamos a divulgação e arrecadação dos livros, por diversas vezes tentamos contatar o Parque Ibirapuera para solicitar permissão para a realização deste evento, nenhuma das vezes obtivemos sucesso. No entanto, decidimos fazer o evento da mesma forma.

Lá nos esperavam os amigos Ana Claudia, Roberto Ito e Paulo Flores, encarregados de transportar os quase 800 livros até o Parque do Ibirapuera e montar a Árvore de Livros que seria cenário de nosso sarau, que contou com a chegada dos poetas Laudecir Silva, Mariane Staphanato e Ni Brisant, para somar ao nosso grupo

Chegamos no parque e fomos informados que nossa Árvore de Livros não pode ser montada, que não poderíamos utilizar o megafone e nem distribuir os livros. Porém, as pessoas poderiam pegar os livros que estavam amontoados no centro da roda de um grupo de Poetas que estavam declamando diversos poemas, versinhos, músicas, mensagens para todos que quisessem ouvir.

Os poetas não distribuíram livros, os visitantes tiveram que pegar os livros, folheá-los, escolher e o melhor de tudo, entrar na roda dos Poetas, que mesmo sem megafone, falava alto, bonito, para TODOS, que passavam, que olhavam, que paravam e se aproximaram.

Mais uma vez gostaríamos de agradecer as editoras Conecta Brasil, DoBurro, Escrituras, Giostri, Patuá, Penálux, Poesia Maloqueirista, a Câmara Brasileira dos Livros, os amigos e parceiros que nos ajudaram arrecadar os quase 800 LIVROS que foram DOADOS no Parque do Ibirapuera e equipe da Tv Curta!, o Léo e a Bia, que nos acompanharam todo o caminho.

Em breve fotos do nosso dia.

Boas festas e janeiro tem mais, aguardem informações! 

2 comentários:

  1. eita, e esse 2013 já entra com esse povo (per)ambulando poesia nos coletivos e parques! mas na ditadura a gente não subia nas mesas de bares gritando poemas? e é proibida uma árvore de livros no Ibirapuera da Bienal do Museu Afro do Niemeyer comuna?? Só rindo, porque chorar só se fosse mesmo uma ditadura com categoria. Viva essa moçada, poetada ambulante, pois que ah, essa lua esse conhaque botam a gente comovido como o diabo.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. rss Obrigada pelo carinha e reconhecimento Beth. A ditadura segue mas os "artistas" continuam brigando, sempre... rss Desde sempre e até quando preciso for, espero que não muito...

    Feliz 2013!

    ResponderExcluir