quarta-feira, 28 de novembro de 2012

3ª Saída Poetas Ambulantes


Importante: as palavras abaixo não pretendem, tão pouco, conseguirão descrever com exatidão os momentos de felicidade vividos entre pessoas desconhecidas através da poesia...

Ontem aconteceu a 3ª Saída do coletivo Poetas Ambulantes, fomos do bairro do Valo Velho, extremo sul de São Paulo, até o metrô Anhangabaú, centro da cidade, com destino ao Sarau Suburbano Convicto, que acontece todas as terças-feiras na rua Treze de Maio, nº70.

Estávamos em um grupo de cinco poetas (Carolina Peixoto, Jefferson Santana, Lu’z Ribeiro, Mariane Staphanato e Thiago Peixoto) e uma fotografa, a Renata Armelin (que amamos), que gentilmente nos acompanhou pela segunda vez em uma saída para registrar cada momento vivido nos coletivos da cidade.

O trajeto começou as 16h, (pouco depois da chuva torrencial negociar sua estiagem com o sol escaldante que viria em seguida), pegamos o primeiro ônibus em frente ao Extra do Valo Velho, e então começou a festa – “motorista, podemos entrar pela porta de trás pra distribuir e recitar poesia?” – eis que a porta se abre, os poetas sobem e o sarau começa, simples assim.

Foi um privilégio (infelizmente para poucos) assistir aos rostos se transformando, da cara fechada que estranha a chegada de passageiros clandestinos pela porta de trás, ao sorriso largo, quando percebiam que estávamos lá simplesmente para colorir o fim de tarde com poesia, alegrar e amaciar um pouco o coração dos que ali estavam endurecidos pelo ritmo frenético que a cidade impõem aos seus moradores.

Fizemos nosso trajeto pelos ônibus que circulam na Estrada de Itapecerica até o metrô Capão Redondo, em seguida pegamos o metrô da linha lilás, até o Terminal João Dias, onde pegamos os ônibus que faziam o itinerário da Av. João dias, Av. Vereador José Dinis e Av. Ibirapuera. Fomos até o metrô Santa Cruz, lá pegamos a linha azul rumo à estação Sé onde fizemos baldeação para chegarmos ao Anhangabaú.

No total, distribuímos mais de 300 poesias (com informações no verso sobre alguns dos Saraus que acontecem atualmente na cidade), escritas por frequentadores desses saraus, que mesmo não podendo estar lá dentro dos coletivos, acreditam no projeto e, indiretamente, estavam conosco e fizeram acontecer. Nossa gratidão a todos que escreveram as poesias!

É difícil contabilizar quantas pessoas foram impactadas, passamos no total por nove ônibus, uma lotação e seis vagões de metrô, alguns lotados outros nem tanto, fora as pessoas que se deparavam conosco recitando poesias nos pontos de ônibus, estações, escadas rolantes, enfim, no trajeto inteiro a proposta era atingir o maior número de pessoas possível e foi o que fizemos.

O resultado superou nossa expectativa, as pessoas realmente se emocionaram com as poesias e, em alguns coletivos, praticamente todos os passageiros batiam palmas e nos parabenizavam. Quem estava do lado de fora ficava sem entender, e caia na gargalhada junto. Na estação Sé, uma pessoa desceu conosco, nos parabenizou e falou, “minha estação já passou, só desci agora porque fiquei entretida com vocês e não me atentei à hora de descer”, foi realmente lindo (confesso que adoraria fazer a experiência de permanecer dentro do ônibus depois que os poetas descem, pra ver como as pessoas se comportariam no resto de sua viagem pra casa).

Para finalizar, precisamos agradecer ao Sarau Suburbano Convicto, que recebeu nosso coletivo de braços abertos, com o carinho e respeito de sempre, e nos cedeu a palavra para falar sobre a nossa iniciativa e a experiência que tínhamos acabado de viver.

Infelizmente a felicidade não se traduz em palavras, então vou parar por aqui e deixar o convite para que vocês vivam essa experiência conosco. Fiquem ligados aqui no blog e em nossas redes, em breve divulgaremos as fotos dessa saída e informações sobre próxima, em dezembro.

Como disse Paulo Leminski, “A vida é uma viagem, pena eu estar só de passagem”.

6 comentários:

  1. Lembrete

    Eu amo viver
    que esse poema
    nunca me deixe esquecer! Thiago Peixoto

    Vida longa a poesia!!!

    ResponderExcluir
  2. Estava ontem no metrô a caminho da estação Sé e tive a sorte de entrar no vagão em que vocês estavam. Parabéns pela linda iniciativa! Foi incrível ver tão belos poemas sendo recitados por vocês.
    Não tive a oportunidade de pegar o folheto com os saraus que acontecem na cidade. Se puderem encaminhar para meu e-mail, agradeceria imensamente.
    Continuem com esse trabalho maravilhoso, encantando e enriquecendo a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, obrigada mesmo pelo incentivo e carinho, é muito bom quando temos este retorno de quem recebeu esta intervenção...

      vamos te encaminhar a lista dos saraus!

      abraços

      Excluir
    2. Olá, pode enviar para luexel@gmail.com
      Tenho um blog de poesias e agora estou seguindo esse excelente projeto.
      Abs!

      Excluir
  3. Foi mágico! Depois de 24 horas eu ainda to com o sorriso de várias pessoas na minha cabeça. Sinto-me premiado por isso!

    ResponderExcluir