quarta-feira, 2 de julho de 2014

"Quem não luta, tá morto!"



Durante toda a nossa caminhada como Poetas Ambulantes estamos ao lado das pessoas, compartilhando poesia e aprendendo com suas histórias e vivências. Uma das coisas que têm sido mais marcantes nisso, tem sido o contato com alguns movimentos que lutam por moradia na cidade de São Paulo, num lugar que é considerado como a cidade dos negócios, que arrecada boa parte dos impostos e movimenta a economia no país, mas que mostra-se incapaz de oferecer uma vida digna para grande parte da população, que é a grande responsável por fazer desta cidade o que é. 

Ontem estivemos em uma ocupação no Vale do Anhangabaú, junto com outros movimentos como o Anhangabarootz, para dar um apoio as pessoas que estão praticamente acampadas ao lado do Teatro Municipal, após terem que sair do prédio da antiga escola de ballet que fica no mesmo local. Presenciamos uma situação muito precária, principalmente nestes tempos de inverno, em que vimos pessoas que só tem as barracas como teto. Realizamos uma intervenção poética lá e abrimos o espaço para que outros dessem a palavra. Competimos com o barulho da FIFA Fan Fest que está acontecendo ao lado, mas mesmo assim foi lindo e importante. 

Hoje temos ainda mais certeza de que precisamos reforçar esse coro, por essas pessoas, pra que esta cidade seja justa e beneficie as pessoas que trabalham por ela, não só como acontece hoje que grandes empreiteiras e empresários é que detêm os recursos e os benefícios. É uma grande ironia vermos tantos prédios abandonados no Centro e tanta gente sem ter onde morar. Sabemos que o problema não é exclusividade de São Paulo, mas de todas as grandes capitais do país. E mesmo que, pela complexidade e desacordo de interesses, seja difícil de resolver, vamos seguir acompanhando nesta nossa trajetória ambulante.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário