quarta-feira, 24 de abril de 2013

Oficinas Projeto Arrastão - ciclo 1

Nós ministramos duas oficinas com os alunos do ciclo 1, período da tarde, do projeto Arrastão. O grupo é de adolescentes entre 15 e 16 anos. A proposta das oficinas é apresentar aos jovens as diversas possibilidades da poesia.

A primeira oficina foi "Música é Poesia". O grupo foi estimulado a declamar ou cantar, algum trecho de música, falar nome de artistas que gostam, nome de canções, etc. Em seguida fizemos uma gincana, divididos em grupos, ao sorteio de uma palavra, o grupo devia cantar uma música que tivesse a palavra exata, o repertório e a memória dos adolescentes estavam ótimos, tivemos que escolher uma palavra extra para o desempate.

Depois discutimos com eles a possibilidade de compor uma música toda utilizando apenas palavras iniciadas com a mesma letra, apresentamos para eles alguns exemplos e, para nossa surpresa, eles nos apresentaram outros exemplos com as mesmas letras que as do nosso exemplo.

Então lançamos o desafio: compor uma poesia, curta, com palavras iniciadas com a mesma letra, porém, para dificultar um pouco, cada grupo escolheu 10 palavras para o outro grupo montar.

Letra H - Palavras: 

HARMONIA - HOJE - HIGIENE - HONRA - HORA - HERÓI - HOUVER - HENRIQUE - HORIZONTE - HOMEM


Letra T - Palavras:

TEU - TEMPO - TRAMA - TORCIDA - TORTURA - TESOURO - TEMPESTADE - 
TRANSTORNO - TUMULTO


Conversamos como podemos trabalhar a mesma melodia para diferentes músicas e  como podemos dar novas versões para músicas já existentes. Discutimos sobre processo criativo e fontes de inspiração então, para encerrar as atividades, propomos que os alunos reconstruíssem, a partir de trechos recortados, as músicas E.C.T. (Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown) e Caleidoscópio (Paralamas do Sucesso), ficaram ótimas.

Nossa segunda oficina com este grupo foi de "Fanzine". Para dar início as atividades e quebrar o gelo, foi proposto aos alunos que dissessem alguma notícia que o tenha marcado, seja pela forma como foi apresentada ou pelo conteúdo em si. Então conversamos sobre o que é um fanzine, com uma breve contextualização histórica, explicamos aos adolescentes quando surgiram os primeiros fanzines, qual o propósito e como eram produzidos e distribuídos. Disponibilizamos para manuseio e apreciação, diferentes publicações, para que pudessem observar, comparar e compreender melhor sobre o que iriam fazer.

Então, divididos em grupos, os alunos escolheram um tema e receberam materiais para selecionar conteúdo para os fanzines. Depois, buscando apresentar as diferentes linguagens da poesia, foi proposto que os alunos buscassem em livros de poesias textos referentes aos temas abordados.

Abaixo as capas e introdução dos Fanzines produzidos.


Cool - tura

Raquel - Ana M. - Evelyn D. - Brandy

         




Esporte

Andreza - Henrique Lucio

                     


&

Danilo e Lima - Marcela Franco - Vinícius Deniz - Thabatta Noemy

                           











Sociedade

Igor Silva - Marcela Letícia - Thais Morais - Ingrid Melo

                              






Nenhum comentário:

Postar um comentário