O Coletivo


Inspirando-se nos vendedores ambulantes que circulam dentro dos coletivos oferecendo suas mercadorias, os Poetas Ambulantes oferecem aos passageiros poesia falada e escrita, em troca apenas de atenção, emoção e interação. 

A cada mês os Poetas traçam um itinerário diferente, percorrendo diversas linhas de ônibus, trens e metrô, declamando e entregando poemas de própria autoria ou de autores consagrados, escritos por frequentadores dos saraus da cidade. 

Normalmente essas ações ocorrem em dias úteis, preferencialmente nos horários de maior movimento. No momento em que os passageiros estão mais cansados e estressados, a intervenção dos Poetas torna a viagem mais agradável e divertida. O destino final é sempre algum local onde habitualmente ocorrem saraus, dando continuidade ao dia de convivência com a poesia. 

“Atenção senhores passageiros, eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas estou aqui humildemente distribuindo poesias. Aqueles que puderem ouvir eu agradeço, aqueles que não, eu agradeço da mesma forma!” É assim que os Poetas Ambulantes dão início à intervenção dentro coletivos. Não há roda, ordem, ou roteiro pré-estabelecido. Espalhados entre os passageiros, os poetas vão disparando sua poesia, distribuindo poemas, divulgando sua arte. Em cada coletivo a ação é diferente, pois a energia do público influencia diretamente o desenvolvimento do sarau e a escolha dos poemas. Os passageiros são encorajados a aplaudir, interagir com os “ambulantes”, e até mesmo integrar o sarau.

O coletivo é composto por seis poetas: Carolina Peixoto, Jefferson Santana, Lu’z Ribeiro, Mariane Staphanato, Mel Duarte e Thiago Peixoto, que são @s idealizadores e coordenadores do projeto. Além disso, conta com o apoio e a participação de diversos outros poetas, amigos e parceiros, seja escrevendo poesias para distribuir, seja durante as saídas.

2 comentários:

  1. Estamos tão "atolados" com nossas atividades do cotidiano, que não nos damos a chance de perceber o que está ao nosso redor. Tais poetas ambulantes citados no texto, nos convida a nos desligarmos dessa vida medíocre que vivemos, para nos deliciarmos com o melhor da vida... A poesia!

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL!!!! Tem tudo a ver com o que eu grito diariamente: #ESPALHEPOESIA. A poesia não pode ficar presa em um livro. Ela tem que entrar no cotidiano das pessoas. Conheçam meu projeto de "invadir" o instagram dos outros com poesias em fotos "roubadas", o INSTAPOEMA http://instagram.com/instapoema Abs!!!

    ResponderExcluir