quinta-feira, 28 de agosto de 2014

1,2,3 ... ZAP!

"Com ZAP! (Zona Autônoma da Palavra) e poetas convidados. 

Noite de poesia falada, com microfone aberto, sem competição. Uma ágora livre na qual a diversidade é a convidada de honra e a celebração da palavra, o principal objetivo. Além dos poetas do ZAP! Roberta Estrela D'Alva, Lua Gabanini, Claudia Schapira e Eugênio Lima, participam Serginho Poeta do Sarau do Binho, Sinhá e Daniel Minchoni do Sarau do Burro, Ni Brisant do Sarau Sobrenome Liberdade, Lews Barbosa do Slam do Grito e Luz Ribeiro dos Poetas Ambulantes. "



Bora chegar é hoje no  SESC São José dos Campos às 20 horas.

programação SESC

"eu.tu.ia"

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sarau Pé de Passagem



A Casa das Rosas, na Avenida Paulista, receberá a partir do dia 30 de agosto o Sarau Pé de Passagem, organizado por nós, os Poetas Ambulantes, e que a cada edição terá outros dois saraus convidados, sendo que os primeiros serão o Sobrenome Liberdade e o Pensamento Negro. Sempre nos últimos sábado de cada mês até novembro, chegaremos para transformar o espaço na nossa casa da poesia. 
Como não poderia ser diferente, após o sarau sairemos pelos transportes públicos da região para declamar poesia. é imperdível.

Onde:
Avenida Paulista, 37 - São Paulo/SP
Entrada franca e microfone aberto

Chegue com a gente!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Poetas Ambulantes na Bienal Internacional do Livro de São Paulo



A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre os dias 22 à 31 de agosto, no Pavilhão de exposições do Anhembi na capital paulista. Dentre as atrações, nós faremos intervenções em dois dias: A 1ª no dia 22 às 19h; e a 2ª no dia 27 às 12h. 

Para obter maiores informações, clique no link abaixo:
 http://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-BR/Sessions/7517/Poetas-Ambulantes

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Zé Ninguém - Editora abre edital para coletânea de poesia


A editora e produtora cultural Zé Ninguém, está estreando uma nova fase, agora como selo literário independente, aproveita para lançar sua primeira coletânea: o "Vende-se".

Poderão se inscrever qualquer pessoa maior de 16 anos, com poemas éditos ou inéditos e de qualquer localidade do Brasil. As inscrições começam no dia 14/8 e vão até o final do mesmo mês, no dia 31.

Para mais informações faço o download do edital no link abaixo e boa sorte:

http://www.4shared.com/file/2R1EbU3vce/ANEXO_Edital_Z_Ningum.html

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Jefferson Santana faz lançamento de seu segundo livro na próxima sexta (15/08)

Mais um livro de integrantes dos Poetas Ambulantes vem aí. Trata-se de Pétalas e Pedradas, o segundo livro de Jefferson Santana, que será lançado oficialmente nesta sexta (15/08) em uma edição especial do Sarau Sobrenome Liberdade, na região do Grajaú em Sampa. O livro ainda conta com a participação de outros dois integrantes do coletivo: Thiago Peixoto que escreveu uma das orelhas e Lu'z Ribeiro que fez 4 ilustrações.

Abaixo sinopse do livro:

Há momentos em que recebemos pétalas, outros pedradas.  A questão é que num cotidiano de tantos embates sentimentais e sociais, a poesia pode nascer dos dois. Como já dizia Drummond que “Uma flor nasceu na rua”, Pétalas e Pedradas é fruto da orgânica da vida, das alegrias e dos pesares, sendo que é o que floresceu e se petrificou em poesia, para ficar eternamente registrado nas páginas da história de quem aceitar um pouco de lirismo nos seus caminhos. 




Lançamento oficial de Pétalas e Pedradas -15/08

Onde: 
Relicário Rock Bar, Sarau Sobrenome Liberdade - Especial.
Rua Manoel de Lima, 178 - São Paulo/SP

Entrada franca com microfone aberto.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aquarela Paulistana - Thiago Peixoto

No sinal vermelho 
o sangue azul 
vê um ser transparente.
Branco de fome.
Roxo de frio.
Antes do verde,
a mão preta se abre 
o sorriso amarelo também,
o vidro fumê se fecha
e a cidade cinza diz: Amém!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Paranapiacaba agora tem Festival Literário também




Há exatamente uma semana falávamos aqui do início da Flip em Paraty/RJ. Agora anunciamos que outra cidade entra para a lista das que realizam festivais literários no Brasil. Trata-se de Santo André, na Grande São Paulo, representada por Paranapiacaba que é um dos seus distritos mais conhecidos pelos famosos festivas de inverno. 

O Festival Literário de Paranapiacaba acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, das 10 as 17h, na Vila Inglesa que é um dos pontos turísticos mais conhecidos da região. A poeta e dramaturga Hilda Hilst será a grande homenageada dessa primeira edição.

Maiores informações, com relação a programação podem ser obtidas através do site:

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Contribuam, Valendo a Vida!


Valendo a Vida! é documentário produzido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva que registra o momento único em que os slams de poesia começam a se popularizar no Brasil e se estabelecem como um novo gênero de expressão cultural. Os espaços onde os slams se realizam são transformados em ágoras onde cidadãos, munidos apenas de suas vozes, contando com alguns minutos à frente de um microfone e uma plateia atenta, fazem uso, em ação político-poética, do sagrado direito à liberdade de expressão e ao livre pensamento.

Acesse o site e de sua contribuição para a finalização desse filme: http://www.catarse.me/pt/VV

Criado por Mark Smith em Chicago, nos anos 80, o slam trouxe renovação para a poesia oral e valorizou a arte da performance poética, crescendo rapidamente e se propagando pelo mundo todo. Talvez seu sucesso se deva ao fato de ter nascido como um encontro informal, um jogo criativo que inspira a subir no palco, quer você seja um operário de fábrica com uma poesia guardada na gaveta ou um escritor consagrado. Quer seja uma avó aposentada que gostava de rimar em segredo ou um garoto de doze anos motivado pela cultura hip hop. A diversidade é uma marca e a ideia de tudo acontecer em torno de um campeonato estimula a criação e refina a performance, trazendo a dose certa de tensão e atenção da plateia, entre a qual são escolhidos os jurados. Graças a tudo isso, estima-se hoje que existam pelo menos 500 comunidades de slam em países como França, Alemanha, Irlanda, Inglaterra, Austrália, Zimbabwe, Madagascar, Israel, Singapura, Polônia, Itália, Hawaí… e recentemente, Brasil!

No Brasil, o slam chega em 2008 com o ZAP!, primeiro evento do gênero do país, organizado pela atriz-MC, poeta e diretora Roberta Estrela D’Alva e pelo coletivo artístico Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Desde então o número de praticantes vem aumentando e novos slams nacionais surgem, como o Slam da Guilhermina, o Menor Slam do Mundo, o Slam do Grito, o Slam do 13, o Iapois Poesia, o Atibaia Slam Clube, o Slam Tagarela e oSlam do Livramento.